João Túbero recebe PC de Oliveira para uma conversa sobre ciência, formação de atletas e a autonomia dos jogadores
O programa Nas Quatro Linhas, da CBN, entrevistou Paulo César de Oliveira, um experiente profissional do futebol, para discutir a influência da ciência no esporte.
Ciência e o jogo: um equilíbrio necessário
Paulo César argumenta que, apesar dos avanços científicos no futebol, como a análise de dados e a preparação física, a ciência não pode substituir a intuição e a responsabilidade do atleta dentro de campo. Ele destaca a importância de não usar a ciência como álibi para erros e de manter o jogo “solto”, incentivando a criatividade e a tomada de decisões individual.
Autonomia e criatividade no futebol
No seu trabalho com o sub-20 do São Paulo, Paulo César busca estimular a autonomia dos jogadores, incentivando o debate e a contestação durante os treinos. O objetivo é desenvolver a capacidade de resolução de problemas de forma criativa e simples, respeitando as características individuais de cada atleta. A utilização de vídeos de treinos para análise e discussão é uma ferramenta chave nesse processo.
Leia também
O futebol moderno e a importância da documentação
A entrevista aborda a evolução do futebol, com a discussão sobre a possível diminuição da técnica individual em comparação ao passado. Paulo César destaca a falta de documentação de grandes trabalhos e métodos de treinadores brasileiros, em contraste com a prática europeia. Ele enfatiza a necessidade de registrar e compartilhar esse conhecimento para o crescimento do futebol brasileiro, e aponta para o surgimento de uma nova geração de treinadores de base com alto nível de capacitação.