CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Nascia há 117 anos, em Paris, na França, um dos maiores automobilistas do Brasil: Manuel de Teffé

Quem relembra a história do diplomata e piloto de corridas é Tiago Songa na coluna 'CBN Giro Sobre Rodas'
Manuel de Teffé
Quem relembra a história do diplomata e piloto de corridas é Tiago Songa na coluna 'CBN Giro Sobre Rodas'

Quem relembra a história do diplomata e piloto de corridas é Tiago Songa na coluna ‘CBN Giro Sobre Rodas’

Neste 30 de março, relembramos Manuel de Tefé, um pioneiro do automobilismo brasileiro nascido em Paris em 1905. Filho de diplomata, sua trajetória se entrelaça com a história do Brasil e da Europa.

Um Brasileiro em Paris e a Paixão por Mecânica

Manuel de Tefé, apesar de nascido na França, era brasileiro. Seu nome e a origem do sobrenome, oriundo do título de barão de Tefé concedido a seu avô por Dom Pedro I, reforçam suas raízes brasileiras. Sua família era influente, com conexões diplomáticas e políticas. A paixão por automóveis começou na década de 1910, com uma motocicleta presenteada por seu pai. Sua trajetória profissional o levou a trabalhar em fábricas de automóveis na Áustria (Graftstief) e na Itália (Alfa Romeo), onde aprimorou seus conhecimentos em mecânica.

O Circuito da Gávea e a Primeira Corrida em São Paulo

Após uma carreira como piloto na Europa, Manuel de Tefé retornou ao Brasil, onde se tornou figura central no desenvolvimento do automobilismo nacional. Convenceu o governador de São Paulo a realizar a primeira corrida automobilística no estado, e também contribuiu para a realização da primeira corrida no Rio de Janeiro. Foi um dos principais mentores na criação do Circuito da Gávea, considerado o primeiro circuito fechado de importância internacional no Brasil, palco de provas memoráveis que marcaram a história do automobilismo brasileiro. A prova de 15 dias, com a participação de pilotos internacionais, incluía provas de quilômetro lançado, subidas de montanha e o circuito da Gávea.

Legado e Influência

Manuel de Tefé ocupou o cargo de diretor esportivo do Automóvel Clube do Brasil e participou da organização do primeiro campeonato de mil quilômetros de Brasília, em 1960. Seu legado como um dos grandes pioneiros do automobilismo brasileiro é inegável, tendo contribuído para o desenvolvimento do esporte no país e a construção de sua identidade. Sua história se funde com a evolução do automobilismo no Brasil, deixando um marco na memória dos entusiastas do esporte a motor.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.