Grávidas, crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ficar em cômodos fechados durante o processo
Agentes de vigilância em saúde de Ribeirão Preto realizaram neste sábado a nebulização em bairros da zona oeste da cidade como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Nebulização na Zona Oeste
O trabalho, iniciado na quinta-feira, abrangeu as ruas do Jardim Progresso e Jardim Marquesi, incluindo a Avenida Manuel Antônio Dias, Rua Alfredo Condesha, Avenida Linda Silva Pimenta e Avenida dos Andradas. A zona oeste concentra 20% dos casos de dengue registrados em Ribeirão Preto em 2023, um total de 1.900 pessoas infectadas, de um total de 6.800 casos no município.
Recomendações para a população
Durante a nebulização, a prefeitura recomenda que moradores mantenham portas, janelas, vitros e cortinas abertos para permitir a ação do inseticida no interior das casas. Toalhas de mesa e roupas de cama devem ser levantadas ou retiradas para evitar barreiras ao veneno. Recomenda-se que pessoas e animais de estimação permaneçam afastadas das ruas durante a passagem dos veículos, e que indivíduos com problemas respiratórios, crianças, idosos e pessoas com asma ou bronquite permaneçam em cômodos fechados por pelo menos 15 minutos após a nebulização. Alimentos devem ser guardados na geladeira e fruteiras e filtros de água devem ser tampados.
Leia também
A ação preventiva visa reduzir a proliferação do mosquito e proteger a população dos riscos de contaminação. A prefeitura reforça a importância da colaboração da população, mantendo os quintais limpos e livres de água parada para evitar a criação do mosquito.