Primeiro trimestre de 2024 anotou mais 47 mil denúncias do tipo; Rodolfo Canônico, especialista em políticas públicas, explica
Mais de 47 mil denúncias de negligência familiar foram registradas no Brasil no primeiro trimestre de 2023, sendo 16 mil apenas em São Paulo. Em Ribeirão Preto, o número chega a 129 denúncias até o momento. Essas denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares e revelam a gravidade do problema.
O trabalho do Disque 100 e das ONGs
O Disque 100 é o canal oficial para denúncias de violação de direitos, incluindo negligência familiar. Rodolfo Canônico, diretor de uma ONG que trabalha pelo fortalecimento das famílias, explica que a organização atua na mobilização do poder público para apoiar as famílias em situação de risco. Seu trabalho consiste em fornecer informações de qualidade, promover reflexões sobre os problemas e auxiliar na construção de soluções em larga escala.
Prevenção e Parentalidade: A Chave para o Futuro
Canônico destaca a importância da prevenção, argumentando que remediar problemas após a denúncia é menos eficaz e mais caro do que prevenir. A ONG foca em apoiar o desenvolvimento da parentalidade, fornecendo às famílias as ferramentas necessárias para criar um ambiente de proteção e cuidado para as crianças. Isso inclui ensinar estratégias educativas adequadas, reduzir conflitos familiares e combater comportamentos de risco, como o consumo abusivo de álcool e drogas. Programas comprovadamente eficazes, como o adaptado da USP de Ribeirão Preto, baseado em um modelo americano, demonstram a viabilidade de transformar famílias em ambientes seguros.
Leia também
A solução para a negligência familiar envolve um esforço conjunto da sociedade civil e do governo. Um seminário na Câmara dos Deputados, no dia 19 de junho, discutirá o tema e buscará soluções para esse problema social de larga escala, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Câmara.



