CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta (18), os Bombeiros de Ribeirão atenderam 40 focos de incêndio na cidade

Trabalho demanda muito esforço das equipes, que nem sempre dão conta de atender a demanda
incêndios Ribeirão Preto
Trabalho demanda muito esforço das equipes, que nem sempre dão conta de atender a demanda

Trabalho demanda muito esforço das equipes, que nem sempre dão conta de atender a demanda

Os incêndios têm se mostrado um problema crescente em Ribeirão Preto e região, com os bombeiros atendendo a um grande número de ocorrências diariamente. A situação é agravada pela estiagem, baixa umidade do ar e ventos fortes, fatores que contribuem para a rápida propagação das chamas.

Aumento de Incêndios e a Dificuldade de Atendimento

Em conversa com o capitão Gustavo Risato, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, foi constatado um aumento significativo no número de incêndios entre julho e outubro. A demanda chega a ultrapassar 50 ou 60 ocorrências diárias, muitas vezes superando a capacidade de atendimento do batalhão, que abrange 95 cidades. Diante disso, os bombeiros priorizam os incêndios que oferecem maior risco à vida e à propriedade, contando com o apoio de brigadas municipais e de usinas para combater os focos menos críticos.

Prevenção e Orientações

O capitão Risato destaca a importância da prevenção. A principal orientação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo. Para proprietários rurais, a recomendação é realizar a limpeza de áreas próximas a vegetação seca, reduzindo o risco de propagação. Em caso de incêndio, a população deve se afastar da área, ligar imediatamente para o 193 e aguardar a chegada dos bombeiros. Motoristas que se depararem com incêndios próximos às rodovias devem redobrar a atenção, parando em local seguro se a visibilidade estiver comprometida.

A Importância da Conscientização

A maioria dos incêndios é causada pela ação humana, seja por descuido ou intencionalidade. A conscientização da população é fundamental para reduzir o número de ocorrências. Pequenas atitudes, como evitar o uso do fogo em áreas de vegetação seca, podem prevenir grandes tragédias e preservar o meio ambiente e a segurança de todos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.