Segundo o médico Clésio Sousa, o cigarro “é um veneno” já que solta diversas substâncias tóxicas que podem desencadear doenças
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data que reforça a importância de abandonar esse hábito prejudicial à saúde. Em Ribeirão Preto, a campanha contra o tabagismo acontece o ano todo, oferecendo apoio a quem deseja largar o vício.
Combate ao Câncer Bucal
Segundo o médico coordenador do programa de tabagismo, Dr. Clésius Souza, o cigarro é um veneno. A queima do tabaco libera substâncias tóxicas que causam diversas doenças, de obstruções arteriais a diversos tipos de câncer. Por isso, a campanha deste ano em Ribeirão Preto foca na conscientização dos profissionais de saúde, dentistas e auxiliares de saúde bucal sobre os riscos do câncer de boca em fumantes, ensinando-os a abordar pacientes tabagistas e motivá-los a parar de fumar. Ainda há vagas disponíveis para um treinamento na parte da tarde.
Apoio para Parar de Fumar
Parar de fumar é um processo gradual. Dr. Clésius explica que as pessoas precisam primeiro considerar a possibilidade, depois planejar os passos, escolher uma data para parar e se comprometer a não fumar mais. Se a pessoa não conseguir parar sozinha, o apoio profissional é fundamental. A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto oferece ambulatórios especializados e medicamentos pelo SUS para auxiliar nesse processo.
Leia também
O Dia Nacional de Combate ao Fumo serve como um alerta sobre os perigos do tabagismo e a necessidade de buscar ajuda para abandonar o vício. O apoio profissional e o acesso a recursos como medicamentos pelo SUS são fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento.



