CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta (7), Ribeirão teve quase a metade da média de chuva prevista para outubro

Foi registrado 54 milímetros, desde fevereiro não chovia tanto na cidade; alguns estabelecimentos foram tomados pela água
chuva em Ribeirão Preto
Foi registrado 54 milímetros, desde fevereiro não chovia tanto na cidade; alguns estabelecimentos foram tomados pela água

Foi registrado 54 milímetros, desde fevereiro não chovia tanto na cidade; alguns estabelecimentos foram tomados pela água

Ribeirão Preto registrou mais de 50 milímetros de chuva na quinta-feira, quase metade da média prevista para todo o mês de outubro. Essa quantidade de chuva é inédita desde fevereiro, trazendo alívio após meses de estiagem e incêndios que devastaram a região.

Alagamentos e Transtornos

Os efeitos da chuva intensa foram sentidos em diversos pontos da cidade. Alagamentos foram registrados na Avenida Gerônimo Gonçalves, na Avenida Mogeana Thomas Alberto Otterly (próxima ao aeroporto, onde obras estão paralisadas), e na Avenida Dom Pedro. Na Avenida Dom Pedro, comerciantes reclamaram do acúmulo de lixo e pedras devido às obras paradas, que agravaram os problemas causados pela chuva. Paulo Martins, que inaugurou uma cafeteria na Avenida Dom Pedro na quinta-feira, teve que lidar com a enxurrada que invadiu seu estabelecimento. A Avenida Delmo Perdiz teve o trânsito desviado por três horas devido ao volume de água.

Qualidade do Ar e Previsões

Apesar dos transtornos, a chuva trouxe uma consequência positiva: a qualidade do ar em Ribeirão Preto melhorou significativamente. Pela primeira vez em três meses, a cidade registrou ar com qualidade “boa”, segundo a CETESB. O agro-meteorologista Glauco Cortez explica que a umidade causada pelas chuvas contribuiu para essa melhora. Ele prevê chuvas nos próximos dez dias, com períodos de pancadas intercalados por momentos de melhoria, o que ajudará a repor a água perdida durante os quase 110 dias de estiagem.

Outras cidades da região também registraram chuvas significativas: Patrocínio Paulista (45 mm), Monte Azul Paulista (quase 40 mm), Caçapava dos Coqueiros (37 mm) e Colina (26 mm). A chuva, embora tenha causado transtornos, trouxe um alívio necessário para a região, melhorando a qualidade do ar e mitigando os efeitos da longa estiagem.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.