CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer

Um milhão de brasileiros são diagnosticados com a doença que, até o momento, não há cura; idosos são as principais vítimas
Dia Mundial Alzheimer
Um milhão de brasileiros são diagnosticados com a doença que, até o momento, não há cura; idosos são as principais vítimas

Um milhão de brasileiros são diagnosticados com a doença que, até o momento, não há cura; idosos são as principais vítimas

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. No Brasil, mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas com esse transtorno neurodegenerativo, que não apresenta avanços significativos no tratamento medicamentoso há 20 anos. A doença representa 80% dos casos de demência, sendo causada pelo acúmulo de proteínas que levam à morte de neurônios, resultando em alterações de memória.

Alzheimer x Demência: Qual a diferença?

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência, representando cerca de 80% dos casos. A demência, de forma geral, é uma alteração cognitiva em diversos domínios, enquanto o Alzheimer está fortemente ligado à memória. Outras doenças, como demência vascular e demência por corpúsculos de Lewy, também contribuem para os casos de demência.

Prevenção e Tratamento: O que funciona?

O Alzheimer não está relacionado ao consumo de proteínas na alimentação. Os fatores de risco são hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e doenças crônicas (hipertensão, diabetes, dislipidemia). No Brasil, não há novidades em tratamentos farmacológicos há duas décadas. As medicações existentes controlam o comportamento, mas não desaceleram a progressão da doença nem oferecem cura. Novas drogas estão em desenvolvimento nos EUA, mas ainda não chegaram ao Brasil. Atividades como caça-palavras e outros exercícios cognitivos podem auxiliar na prevenção, através da chamada reserva cognitiva. Após o diagnóstico, o tratamento multidisciplinar (atividade física, fisioterapia, terapia ocupacional e estímulos cognitivos) é crucial para melhorar a qualidade de vida.

A conscientização sobre a doença de Alzheimer é fundamental para um diagnóstico precoce e para o suporte adequado aos pacientes e suas famílias. A busca por hábitos de vida saudáveis e a estimulação cognitiva são importantes tanto na prevenção quanto no manejo da doença, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.