Estudo busca mostrar o impacto da vacinação em massa na cidade de Serrana, que ocorreu de março a abril deste ano
O governo de São Paulo divulgará oficialmente na tarde desta segunda-feira os resultados do Projeto S, de vacinação em massa na cidade de Serrana. A TV Globo antecipou parte dos dados no último domingo, mostrando um impacto significativo na redução de casos e mortes por Covid-19.
Resultados expressivos em Serrana
Os dados preliminares indicam uma queda de 95% nas mortes por Covid-19 após o fim da campanha de vacinação, que ocorreu entre março e abril. A redução de casos sintomáticos foi de 80%, e as hospitalizações caíram cerca de 86%. Para os cientistas envolvidos, o controle da pandemia em Serrana se deu após 75% da população receber a segunda dose da vacina.
Comparação com outras cidades
Em contraste com Serrana, 23 cidades da região de Ribeirão Preto e Franca precisaram adotar medidas mais restritivas para conter a transmissão do vírus. A diferença nos resultados destaca a eficácia da vacinação em larga escala.
Leia também
Números da queda
Em abril, após a vacinação em massa, Serrana observou uma queda expressiva nos casos de Covid-19, passando de 699 em março para 251. As mortes também diminuíram significativamente, de 20 para 6 no mesmo período. A apresentação completa dos resultados do estudo será feita durante a coletiva de imprensa do governo estadual.
A divulgação oficial dos resultados do Projeto S reforça a importância da vacinação como ferramenta crucial no combate à pandemia e oferece dados relevantes para o planejamento de estratégias futuras de enfrentamento à doença.


