CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

Demanda de bolsas na pandemia subiu; especialista reforça a importância da doação para salvar vidas
Dia Mundial do Doador de Sangue
Demanda de bolsas na pandemia subiu; especialista reforça a importância da doação para salvar vidas

Demanda de bolsas na pandemia subiu; especialista reforça a importância da doação para salvar vidas

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, a necessidade por doações é ainda maior devido à pandemia de coronavírus. A demanda aumentou significativamente, enquanto o número de doadores diminuiu.

A Importância da Doação de Sangue

Criado em 2005, o Dia Mundial do Doador de Sangue visa não apenas aumentar as doações neste mês, mas também fomentar uma cultura de doação contínua ao longo do ano. Menos de 2% da população brasileira doa sangue, o que destaca a necessidade de incentivar mais pessoas a doar.

Desafios e Necessidades

O período de inverno apresenta desafios adicionais. Gripes, resfriados e outras doenças respiratórias impedem temporariamente a doação. O medo de procedimentos em épocas de frio e o próprio coronavírus também contribuem para a diminuição das doações. Atualmente, os tipos sanguíneos O negativo e A negativo são os mais críticos, mas a escassez afeta todos os tipos.

Como Doar e Quem Pode Doar

Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. É recomendado tomar café da manhã leve (evitando alimentos gordurosos) e aguardar três horas após o almoço. Boas condições de saúde são essenciais. Após gripe ou resfriado, aguarde 30 dias; após antibiótico, 15 dias; após tatuagem ou piercing, 12 meses. Para vacinas contra gripe ou Covid-19, aguarde 48 horas; para outras vacinas contra Covid-19, aguarde 7 dias. Após Covid-19, aguarde 30 dias após o fim da quarentena. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 975-397-5900 ou visite o local de doação.

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Incentivar a doação regular é fundamental para garantir o abastecimento de sangue em nossos hospitais e assegurar o atendimento adequado aos pacientes que necessitam.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.