Quedas são uma das principais causas de morte em pessoas com mais de 65 anos; acidente pode ocasionar lesões graves e traumas
Neste domingo, acontece um evento para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, alertando a população sobre a importância de medidas preventivas contra esse grave problema de saúde que afeta todas as idades, especialmente os idosos.
Quedas: um problema de saúde pública
De acordo com o psico-geriatra Vinicius Faria, as quedas estão entre as principais causas de morte em pessoas acima de 65 anos. Mas o problema vai além do risco de morte. Quedas leves também causam traumas físicos e emocionais, levando à perda de segurança, medo de sair de casa e aumento da dependência.
Lesões como fraturas (fêmur, perna) e traumas cranianos podem resultar em complicações, hospitalização e até óbito. A boa notícia é que a prevenção é possível.
Leia também
Prevenção de Quedas: medidas práticas
A prevenção inclui adaptações na casa (melhoria da iluminação, remoção de obstáculos), uso de calçados adequados e outras medidas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que entre 28% e 35% das pessoas com 65 anos ou mais caem a cada ano, índice que chega a 42% em pessoas acima de 70 anos.
Para idosos, a qualidade de vida está diretamente ligada à capacidade de se movimentar com segurança e autonomia. O evento deste domingo oferecerá aula de Tai Chi Chuan e contará com profissionais de diversas áreas da saúde: fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, entre outros. O objetivo é proporcionar um bate-papo informativo e demonstrações práticas sobre prevenção de quedas.
Evento Gratuito de Prevenção de Quedas
O evento acontece neste domingo, das 8h ao meio-dia, no Parque das Artes (Rua Joaquim Simões Gomes, 420 – Nova Aliança, zona sul de Ribeirão Preto). A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia.



