CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Sobre os riscos da prática à saúde, confira a entrevista com o médico pneumologista, Andrei Augusto Cordeiro
Dia Nacional Combate Tabagismo
Sobre os riscos da prática à saúde, confira a entrevista com o médico pneumologista, Andrei Augusto Cordeiro

Sobre os riscos da prática à saúde, confira a entrevista com o médico pneumologista, Andrei Augusto Cordeiro

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente em diversos produtos derivados do tabaco, como cigarros, charutos, cigarrilhas, cachimbos, narguilês e fumo de rolo. Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de atrássto), conversamos com o pneumologista André Augusto de Assis Campos Cordeiro para esclarecer dúvidas sobre os malefícios do tabagismo.

Gravidade dos diferentes tipos de tabaco

De acordo com o Dr. Cordeiro, é difícil determinar qual tipo de tabaco é mais prejudicial, pois muitas pessoas consomem diferentes tipos. O que se sabe é que qualquer forma de tabagismo, independente da quantidade, é nociva devido à presença de nicotina. Embora existam estudos que sugerem que fumar menos de 10 cigarros por dia possa ter efeitos menos intensos, qualquer consumo apresenta riscos à saúde.

Tabagismo eventual e os riscos à saúde

A crença de que fumar apenas ocasionalmente, como apenas quando se bebe, não causa danos significativos à saúde é equivocada. Estudos mostram que mesmo o consumo esporádico de tabaco traz prejuízos à saúde, embora a intensidade desses prejuízos possa variar. O mínimo de nicotina já acarreta consequências negativas.

Cigarros eletrônicos e a captação de jovens

O uso de cigarros eletrônicos, muitas vezes visto como alternativa aos cigarros convencionais, também é prejudicial à saúde. A indústria do tabaco utiliza estratégias para atrair jovens, como sabores atrativos e a propaganda, contribuindo para o aumento do tabagismo entre adolescentes. O uso de cigarros eletrônicos aumenta a probabilidade de iniciar o consumo de cigarros convencionais no futuro, além de causar danos pulmonares específicos, como a EVALI (lesão pulmonar aguda por inalação de vapor).

O tabagismo causa diversas doenças pulmonares, como o enfisema (DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), diminuindo a capacidade pulmonar e causando danos aos alvéolos. A gravidade dos danos aumenta com a continuidade do hábito, levando à perda acelerada da função pulmonar e ao aumento do cansaço para atividades simples. Acessar informações e buscar ajuda profissional são essenciais para quem deseja parar de fumar e proteger sua saúde, além de evitar os efeitos nocivos do tabagismo passivo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.