Data busca destacar a importância do exame para o diagnostico precoce e o tratamento do câncer de mama
Neste Dia Nacional da Mamografia, destacamos a importância vital deste exame para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
Mamografia: Detecção Precoce e Cura
A mamografia, exame de raio-X, permite a detecção de lesões muitas vezes imperceptíveis ao toque, aumentando significativamente as chances de cura. De acordo com o Dr. Ronaldo Oliveira, ginecologista e obstetra, a detecção precoce eleva a taxa de sucesso do tratamento para cerca de 98%.
Recomendações e Fatores de Risco
O Ministério da Saúde recomenda a mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos. No entanto, sociedades médicas de radiologia, ginecologia e mastologia orientam a realização anual a partir dos 40 anos. A presença de histórico familiar de câncer de mama (principalmente em parentes de primeiro grau, antes dos 50 anos, ou casos de câncer de mama masculino ou bilateral) indica a necessidade de iniciar os exames mais precocemente, idealmente 10 anos antes da idade em que o parente foi diagnosticado.
Leia também
Aproveite este mês para agendar sua mamografia e iniciar 2024 com a saúde em dia. A detecção precoce do câncer de mama aumenta drasticamente as chances de cura, transformando o medo em esperança. Consulte seu médico e tire suas dúvidas sobre a periodicidade ideal para o seu caso.



