CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical

Entenda a importância deste material biológico para a medicina e a relação com as células-tronco no 'CBN Saúde e Bem-Estar'
Doação de Cordão Umbilical
Entenda a importância deste material biológico para a medicina e a relação com as células-tronco no 'CBN Saúde e Bem-Estar'

Entenda a importância deste material biológico para a medicina e a relação com as células-tronco no ‘CBN Saúde e Bem-Estar’

No último domingo, 8 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical. Mas você sabe como funciona a doação e para que serve o sangue do cordão umbilical? Conversamos com a médica pediatra e neonatologista Mariana Bertolde Fonseca para esclarecer essas dúvidas.

O que é a doação de sangue de cordão umbilical?

As células do cordão umbilical são jovens e maduras, capazes de se transformar em outros tipos de células do organismo, como hemácias, leucócitos e plaquetas. Elas são essenciais para transplantes de medula óssea, tornando a doação extremamente importante. Após a manifestação de vontade da gestante durante o pré-natal, uma equipe especializada coleta o sangue do cordão umbilical no momento do parto (independente do tipo de parto), sem causar qualquer prejuízo à mãe ou ao bebê. O sangue coletado passa por análise genética e é armazenado em um banco de dados, similar ao processo de doação de medula óssea.

Compatibilidade e processo de doação

Por serem células jovens, as células do sangue do cordão umbilical têm maior chance de compatibilidade com um receptor do que a medula óssea de um adulto. A doação ainda é pouco comum no Brasil, muitas vezes pela falta de informação. É fundamental que a gestante comunique seu desejo ao obstetra durante o pré-natal, pois a coleta precisa ser previamente agendada e nem todos os hospitais oferecem esse serviço. A equipe responsável pela coleta é formada por profissionais de laboratório, com um processo semelhante à doação de sangue convencional. É importante destacar que a doação não impede que a família guarde parte do cordão umbilical para uso futuro, caso necessário.

Como doar e informações adicionais

Para doar, a gestante deve manifestar sua intenção ao médico que acompanha sua gravidez. É preciso verificar se o hospital escolhido para o parto realiza o procedimento, pois nem todos os hospitais, públicos ou privados, oferecem essa opção. A Dra. Fonseca ressalta a importância de comunicar a vontade de doar com antecedência, pois a equipe precisa ser organizada para a coleta. A doação de sangue de cordão umbilical é uma forma simples e significativa de ajudar muitas pessoas, inclusive adultos que necessitam de transplante de medula óssea.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.