CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira é celebrado o dia mundial de combate e conscientização sobre a hemofilia

Em tempos de pandemia os pacientes estão preocupados com o baixo estoque dos bancos de sangue
dia mundial hemofilia
Em tempos de pandemia os pacientes estão preocupados com o baixo estoque dos bancos de sangue

Em tempos de pandemia os pacientes estão preocupados com o baixo estoque dos bancos de sangue

Com as recomendações de isolamento social impostas pela pandemia, o medo entre os hemofílicos aumentou. A dificuldade de coagulação sanguínea os torna mais vulneráveis a acidentes, e a queda nas doações de sangue agravou a situação. Neste 17 de abril, Dia Mundial de Conscientização da Hemofilia, a Federação Brasileira de Hemofilia reforça a importância dos cuidados necessários.

Tratamento Domiciliar e Segurança

Segundo Tânia Maria Pietro Belli, presidente da Federação, muitos tratamentos para hemofilia e outras coagulopatias podem ser realizados em casa, minimizando a necessidade de deslocamento. O Ministério da Saúde tem ampliado a distribuição de doses para tratamento domiciliar, buscando garantir a segurança dos pacientes e reduzir o risco de exposição ao coronavírus. A presidente enfatiza que os tratamentos industrializados possuem inativações virais, desmistificando o medo de contaminação em hemocentros. A interrupção do tratamento, porém, pode acarretar sequelas graves e dores articulares permanentes.

Doação de Sangue: Um Ato de Solidariedade

Apesar da desinformação sobre os riscos de doação de sangue em tempos de pandemia, a necessidade continua latente. Os hemofílicos dependem da solidariedade da população para garantir o suprimento de sangue e plasma. A presidente apela para que as pessoas que puderem, doem sangue e plasma, contribuindo para a saúde e bem-estar deste grupo vulnerável.

Orientação e Apoio

A Federação Brasileira de Hemofilia orienta os hemofílicos a manterem contato com seus médicos e hemocentros para garantir a continuidade do tratamento e o fornecimento de doses extras para tratamento domiciliar. A hemofilia, um distúrbio genético que afeta quase exclusivamente homens, atinge cerca de 25 mil pessoas no Brasil, de um total estimado em 320 mil no mundo. O apoio e a conscientização são fundamentais para garantir a qualidade de vida destes pacientes, especialmente em momentos de crise.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.