Coordenador da unidade de queimados do HC de Ribeirão alerta sobre os riscos de acidentes; confira mais detalhes na entrevista!
O Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, está iluminado de laranja desde o último sábado em apoio à campanha nacional de luta contra queimaduras, que acontece em junho. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes que levam a esse tipo de trauma.
Prevenção de Queimaduras: Cuidados Essenciais
Em entrevista à CBN, o professor Jaini Farina, coordenador da Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, alertou para os perigos de queimaduras elétricas, principalmente em crianças. A campanha deste ano foca nesse tipo de trauma, destacando a importância de manter crianças afastadas de fios elétricos e tomadas, além de enfatizar os cuidados com equipamentos como geladeiras. Acidentes com álcool também são frequentes, especialmente em situações de preparo de alimentos com fogareiros improvisados, devido à falta de acesso ao gás de cozinha por parte de algumas famílias. O especialista reforça a necessidade de atenção com o manuseio de álcool em altas concentrações, pois o risco de explosões e queimaduras graves é alto.
Números e Realidades das Queimaduras
O professor Farina esclareceu informações divulgadas anteriormente sobre o número de pacientes atendidos no Hospital das Clínicas, explicando que os dados divulgados anteriormente se referiam a atendimentos de emergência em geral, e não especificamente a casos de queimaduras. Ele apresentou dados mais precisos, estimando cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano no país, com 4 mil óbitos, sendo quase metade por choque elétrico. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, são cerca de 1.500 consultas, 150 internações e 300 cirurgias por ano relacionadas a queimaduras.
Leia também
Primeiros Socorros e Tratamento
O especialista detalhou os primeiros socorros em casos de queimaduras. Em caso de incêndio em uma pessoa, a recomendação é apagar as chamas imediatamente, deitando a vítima no chão e rolando-a para extinguir o fogo. Em casos de choque elétrico, nunca se deve tocar na vítima antes de desligar a fonte de energia. Para queimaduras domésticas, como as causadas por líquidos quentes, o ideal é resfriar a área afetada com água corrente fria. O uso de pasta de dente, borra de café ou outros produtos caseiros não é recomendado. O tratamento de queimaduras é complexo e de longo prazo, envolvendo uma equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões plásticos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, para lidar com as sequelas físicas e psicológicas.
A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar esse tipo de trauma, com atenção redobrada aos cuidados com crianças e ao manuseio seguro de equipamentos elétricos e inflamáveis. A conscientização da população é fundamental para reduzir o número de acidentes e suas consequências devastadoras.



