Médico dermatologista Weber Coelho explica o que é essa condição, como se desenvolve e como lidar com as manchas
O que é Vitiligo?
O vitiligo é uma doença multifatorial da pele que causa a perda de pigmento, resultando em manchas brancas. Embora não afete a saúde física, impacta significativamente a autoestima. Suas causas são diversas, incluindo fatores genéticos e emocionais, podendo estar associada a outras doenças autoimunes.
Sinais e Sintomas do Vitiligo
O vitiligo se manifesta inicialmente como pequenas manchas brancas, geralmente nas extremidades do corpo (dedos, cotovelos, orelhas e região genital). Essas manchas não coçam nem doem, mas tendem a aumentar em tamanho e quantidade com o tempo. A exposição ao sol, cosméticos ou substâncias que agridem a pele não causam vitiligo, embora possam desencadear manchas semelhantes.
Leia também
Tratamento e Preconceito
O vitiligo tem tratamento, e muitos casos, especialmente os iniciais, respondem bem a terapias como cremes, pomadas, medicação oral e fototerapia. Embora não haja cura, esses tratamentos podem estimular a repigmentação. Infelizmente, pessoas com vitiligo enfrentam preconceito e discriminação, o que impacta negativamente sua saúde emocional e pode piorar a doença. A conscientização é fundamental para combater esse preconceito.
Portanto, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Vitiligo serve para informar a população sobre a doença, desmistificar crenças errôneas e combater o preconceito sofrido por quem convive com essa condição. A compreensão e o respeito são cruciais para auxiliar aqueles que lidam com o vitiligo a manterem sua autoestima e bem-estar.


