CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (21) é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down

Data combate o preconceito com ações de conscientização; conheça a história do jovem Leonardo Mantovani
Síndrome de Down
Data combate o preconceito com ações de conscientização; conheça a história do jovem Leonardo Mantovani

Data combate o preconceito com ações de conscientização; conheça a história do jovem Leonardo Mantovani

Nesta quarta-feira, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data serve para celebrar as conquistas e o potencial das pessoas com essa condição, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão.

Inclusão no mercado de trabalho: o caso de Leonardo Mantovani

Em Ribeirão Preto, a história de Leonardo Mantovani, um jovem de 24 anos com Síndrome de Down, ilustra a importância do apoio familiar e das oportunidades de trabalho inclusivo. Com o apoio incondicional de seus pais, Carina e Marcelo, Leo, como prefere ser chamado, sempre foi estimulado a ler e escrever. Após ser alfabetizado em apenas quatro meses, aos 10 anos, na Apae de Ribeirão Preto, ele buscou, ao longo da vida, sua inserção no mercado de trabalho.

A busca por uma vaga foi desafiadora, mas a persistência da família resultou em uma oportunidade em uma rede de restaurantes fast-food comprometida com a inclusão. No ambiente de trabalho, Leo encontrou acolhimento, fez amigos e superou a timidez, ganhando confiança e se desenvolvendo pessoalmente. “Eu gosto quando eu chego no trabalho e meus amigos me dão oi. Eu também gosto de apresentar pedidos. Antes eu tinha vergonha de conversar com as pessoas. Hoje eu não tenho mais. Eu estou muito feliz”, relata Leo.

O papel das empresas na inclusão

A empresa em que Leo trabalha, Arcos Dorados, demonstra um compromisso efetivo com a inclusão de pessoas com deficiência. Além de oferecer vagas, investe em capacitação e desenvolvimento profissional, oferecendo um olhar individualizado para cada colaborador, sem limite de tempo para a aprendizagem. O diretor de gente, diversidade e inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados, Fábio Santana, destaca o programa de inclusão da empresa, que vai além da cota legal, buscando construir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

A experiência de Leo e a iniciativa da Arcos Dorados mostram o quanto as empresas podem contribuir para a inclusão social, quebrando preconceitos e oferecendo oportunidades para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. O sucesso de Leo é um exemplo inspirador da capacidade e do potencial dessas pessoas, quando encontram apoio e oportunidades adequadas.

Um futuro mais inclusivo

Com cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil, a conscientização e a promoção da inclusão são fundamentais. Iniciativas como a da Arcos Dorados demonstram que é possível construir um mercado de trabalho mais justo e equitativo, onde todos possam contribuir com seus talentos e alcançar seu pleno potencial. A celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down reforça a necessidade de continuarmos a lutar por um futuro mais inclusivo e a valorizar a diversidade humana.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.