CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Nesta terça-feira (8) é celebrado o ‘Dia Nacional do Braile’

Data é importante para relembrar a todos a importância da acessibilidade em todos os locais; presidente da Adevirp comenta
Dia Nacional do Braile
Data é importante para relembrar a todos a importância da acessibilidade em todos os locais; presidente da Adevirp comenta

Data é importante para relembrar a todos a importância da acessibilidade em todos os locais; presidente da Adevirp comenta

Hoje, 8 de abril, é o Dia Nacional do Braille. Para discutir a importância do sistema Braille e a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, conversamos com Marlene Taveira-Sintra, presidente da DVIRP (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto).

O Legado de Louis Braille

O sistema Braille, criado por Louis Braille, é uma escrita universal que permite a leitura tátil. Marlene destaca a importância insubstituível do Braille, mesmo com o avanço da tecnologia assistiva. Ela relembra uma frase que escreveu na faculdade: “Existe um vislumbramento na escrita Braille que os dotados da visão jamais verão: tocar as palavras e sentir que também elas tocam a gente”.

Desafios da Acessibilidade

Apesar de sua importância, a acessibilidade ao Braille ainda é um desafio. Marlene aponta a falta de legendas em Braille em diversos locais, como restaurantes e pontos de ônibus. Embora existam leis que exigem a inclusão do Braille em rótulos de medicamentos, a qualidade e legibilidade muitas vezes deixam a desejar. A presidente da DVIRP enfatiza a necessidade de conscientização e sensibilidade para garantir a efetiva inclusão do Braille.

A Importância da Educação e Inclusão

A alfabetização em Braille é possível desde os quatro ou cinco anos de idade, muitas vezes antes mesmo das crianças com visão normal. A DVIRP trabalha com crianças pequenas, utilizando métodos lúdicos para o aprendizado. A alfabetização em Braille não se limita à infância; Marlene cita o exemplo de um médico de 40 anos que está aprendendo Braille na fase adulta, demonstrando que a adaptação é possível em qualquer idade. A prática regular e o desenvolvimento da sensibilidade tátil são fundamentais para a inclusão e qualidade de vida.

A DVIRP convida a população a conhecer sua instituição na Rua Leal Paulista, 706, para aprender mais sobre o Braille e apoiar a inclusão de pessoas com deficiência visual. A acessibilidade ao Braille é um direito fundamental, e a conscientização e o apoio da sociedade são cruciais para garantir sua efetiva implementação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.