Caso não seja diagnosticada precocemente, a doença pode ser fatal; crianças e idosos são os grupos mais suscetíveis
Hoje é o Dia Mundial de Combate à Meningite, uma infecção grave do sistema nervoso central. Mais comum em épocas frias, quando há maior aglomeração de pessoas, a meningite pode ser viral ou bacteriana.
Tipos e Diagnóstico da Meningite
A meningite, causada por vírus ou bactérias, pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais grave na infância. O diagnóstico é feito com base em sintomas como dor de cabeça, febre e, em casos bacterianos, manchas no corpo. A suspeita exige avaliação imediata em hospital para início do tratamento.
Tratamento e Prevenção
O tratamento da meningite bacteriana inclui antibióticos por 7 a 10 dias, geralmente em ambiente hospitalar. Embora seja uma doença endêmica no Brasil, com casos ao longo do ano, surtos e epidemias são possíveis, sendo mais frequentes as meningites bacterianas no inverno e as virais no verão. A vacinação é fundamental na prevenção, com a maioria das vacinas disponíveis na rede pública de saúde. Vacinas contra hemófilos e meningocócos estão incluídas no calendário nacional de vacinação, enquanto outras são oferecidas a grupos de risco.
Leia também
Sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos e, em idosos, sonolência ou confusão mental, exigem atendimento médico imediato. Embora alguns sintomas se assemelhem a gripes e resfriados, sua persistência indica a necessidade de avaliação especializada para diagnóstico e tratamento adequados. A doença, em casos graves, pode levar à morte ou sequelas.


