Tiago Songa fala sobre a edição do festival, que já acontece a 13 anos; ouça o ‘Giro Sobre Rodas’
O evento Pena Táboa, considerado o maior encontro de veículos pré-guerra do Brasil, Neste final de semana acontece o, acontecerá no próximo final de semana. Em sua 13ª edição, o evento foi criado em Franca, interior de São Paulo, em 2011, inicialmente como uma ideia inusitada que envolvia corridas com carros antigos, como os Caliambés.
Origem e reconhecimento: O Pena Táboa nasceu como um projeto que muitos consideraram uma piada, mas que evoluiu a ponto de conquistar um prêmio internacional de cultura para o Brasil. Atualmente, são organizados três eventos Pena Táboa por ano, sendo este o principal.
Estilo de vida e mobilismo antigo
O evento promove o antigo mobilismo, um movimento que valoriza a preservação de veículos antigos e envolve famílias inteiras. Diferentemente da imagem comum de colecionadores elitizados, o Pena Táboa atrai pessoas que começam com carros mais acessíveis, como modelos populares antigos, e que desenvolvem interesse por automóveis históricos, como o Fusca, que permanece popular entre crianças e adultos.
Leia também
Dinâmica do evento: O Pena Táboa não é uma exposição estática. Os veículos participam de gincanas e competições que incluem corridas de velocidade e provas de regularidade. Há categorias específicas, como a feminina e a de mini-carros para crianças, incentivando a participação familiar. O evento proporciona um ambiente onde crianças podem interagir com carros antigos e seus familiares, sem o uso de celulares, resgatando valores de convivência e lazer ao ar livre.
Local e inscrições: O evento ocorre em uma fazenda particular, onde os participantes podem optar por se hospedar em hotel ou acampar, vivendo uma experiência que remete a épocas passadas, com fogueiras e atividades ao ar livre. As inscrições para participar do evento são feitas até o domingo anterior pelo Instagram oficial (@pnt.penatabo), onde os interessados podem enviar mensagem para garantir seu nome na lista de entrada.
Informações adicionais
O nome “Pena Táboa” faz referência aos pedais de aceleração e freio dos automóveis antigos, que eram fixados no chão de madeira do veículo, fazendo com que o motorista literalmente “batesse o pé na tábua” para acelerar ao máximo. O evento busca resgatar essa tradição e o espírito das corridas dos anos 1920.