Advogado Nicholas Bochi comenta o caso do jogador de futebol Danilo Avelar acusado de racismo
Hoje é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, data que marca a primeira lei anti-discriminatória brasileira, em 1951. Apesar disso, o racismo persiste.
Racismo no Esporte e no Esporte Eletrônico
Casos recentes, como o do jogador Danilo Avelar, que teve problemas contratuais com o Corinthians após comentários racistas em uma partida de Counter-Strike, expõem a problemática. A discussão se estende ao âmbito jurídico: atletas podem ser punidos por atitudes racistas na vida particular?
A Relação Imagem do Atleta x Imagem do Clube
Segundo Nicolas Bocque, especialista em direito esportivo, a resposta é sim. A imagem do atleta está intrinsecamente ligada à imagem do clube, justificando punições mesmo em situações fora do campo de jogo. Outros casos semelhantes ocorreram na mesma semana, demonstrando uma tendência crescente de punições por comportamentos preconceituosos.
Leia também
A Importância da Denúncia e do Debate
A recorrência de episódios racistas reforça a necessidade de denúncias e discussões abertas. Atitudes preconceituosas, sejam no esporte, no esporte eletrônico ou em qualquer outro contexto, devem ser combatidas. A punição a atletas, nesse sentido, serve como um alerta e um exemplo para a sociedade.



