Objetivo é conscientizar a população sobre os risco do uso dessa substância; Ribeirão Preto oferece tratamento gratuito
O dia 31 de maio é marcado como o Dia Mundial sem Tabaco, Neste sábado (31) é celebrado o, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos do tabagismo à saúde.
Riscos do tabaco: Segundo a OMS, o uso do tabaco é responsável pela morte de um em cada dez adultos no mundo, totalizando mais de 8 milhões de óbitos anuais. Além do cigarro tradicional e do cigarro de palha, o uso dos cigarros eletrônicos, conhecidos como pods, tem se popularizado entre jovens e adultos. Esses dispositivos, apesar de não apresentarem cheiro forte, contêm nicotina, uma droga psicoativa que causa dependência e os mesmos problemas de saúde do cigarro convencional.
O tabagismo está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de boca, pulmão e garganta, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Leia também
Tratamento gratuito em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto oferece tratamento gratuito para o tabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pneumologista Ana Carla de Araújo explica que o processo começa com a avaliação em uma unidade de saúde, onde o paciente entra em uma fila de espera para uma consulta individual. Nessa consulta, é avaliada a dependência química do paciente e prescrito o tratamento necessário.
Após a consulta individual, o paciente participa de quatro encontros em grupo com uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo e nutricionista. O tratamento aborda tanto a dependência química quanto a comportamental e psicológica.
Resultados e depoimento: A cidade apresenta bons índices de sucesso no tratamento do tabagismo, com uma equipe bem treinada e resultados positivos na cessação do vício. O aposentado Sérgio, que fumou desde os 17 anos, conseguiu parar de fumar sozinho em 2005 e não sente falta do cigarro. Ele alerta para que as pessoas que não fumam nunca comecem e que quem está começando ainda pode parar.
Informações adicionais
Fumar também aumenta o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A conscientização e o combate ao tabagismo são essenciais para a saúde pública.



