CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Nível do córrego de Jaboticabal é o mais baixo da história

Córrego Rico é responsável pelo abastecimento de 70% da cidade; reservatório chegou a ficar vazio na semana passada
nível do córrego
Córrego Rico é responsável pelo abastecimento de 70% da cidade; reservatório chegou a ficar vazio na semana passada

Córrego Rico é responsável pelo abastecimento de 70% da cidade; reservatório chegou a ficar vazio na semana passada

O Brasil enfrenta mais um dia de temperaturas elevadas, agravando a crise hídrica em diversas regiões. Em Jabut-kabal, a situação é crítica.

Córrego Rico em Níveis Históricos

O córrego que abastece 70% da cidade atingiu seu nível mais baixo da história, causando desabastecimento para muitos moradores. Jacqueline Ilusia, residente de Jabut-kabal, relata a dificuldade em ter acesso à água: “Chega a conta, cada vez mais alta, não dá para você tomar um banho, para lavar uma louça, fazer comida, fazer o básico. Temos que armazenar a água para podermos ter um pouquinho e comprar também para poder beber.”

Medidas Emergenciais

O Serviço de Água e Esgoto de Jabut-kabal está trabalhando para conter a situação. Com sacos de areia, a equipe tenta represar a água do Córrego Rico, que alimenta a barragem. José Carlos Abril, presidente do Serviço de Água e Esgoto, explica: “É importantíssimo a gente fazer todo esse trabalho para segurar esta água dentro desse leito, porque 70% da população de Jabut-kabal depende dessa água do córrego rico. A expectativa é que amanhã nós já estejamos aqui colocando novamente mais 100 sacos de areia no mínimo para tentar segurar essa água e manter sempre acima de 12 centímetros pelo menos.”

Conscientização e Economia de Água

Diante da gravidade da situação, as autoridades reforçam o apelo por economia de água. O uso consciente é fundamental para evitar um colapso total no abastecimento. Abril orienta: “Usa a água somente para suas necessidades básicas. Vamos esquecer de lavar o carro, vamos esquecer de lavar a calçada, vamos esquecer de lavar as nossas garagens, porque somente assim nós poderemos distribuir um pouco de água que nos resta por restante da população. São orientações extremamente importantes, uma consciência de todos também, esta economia para evitar que tenhamos uma situação muito mais grave do que já estamos vivendo neste ano de 2020.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.