CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

No 2º semestre de 2024, Ribeirão Preto registrou aumento de 67% no mercado imobiliário

Número é em comparação com o mesmo período de 2023; Hilton Hugo Fabbri, diretor de incorporações, explica o cenário
No 2º semestre de 2024
Número é em comparação com o mesmo período de 2023; Hilton Hugo Fabbri, diretor de incorporações, explica o cenário

Número é em comparação com o mesmo período de 2023; Hilton Hugo Fabbri, diretor de incorporações, explica o cenário

Ribeirão Preto registrou um crescimento de 67% no valor geral de vendas na construção civil no segundo semestre de 2024, No 2º semestre de 2024, Ribeirão, totalizando mais de R$ 1,4 bilhão em lançamentos, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias.

O programa federal Minha Casa, Minha Vida contribuiu para esse desempenho, representando 56% das unidades lançadas na cidade no período.

Financiamento imobiliário impulsiona crescimento

Ilton Hugo Fabri, diretor de incorporações no mercado da construção civil, atribui o aumento expressivo ao maior fornecimento de crédito imobiliário no Brasil, especialmente na última década. Ele destaca que o financiamento está desatrelado à taxa Selic, o que permite renegociação e transição entre bancos, equilibrando as taxas de juros para aquisição de imóveis.

Preços acessíveis em Ribeirão Preto: Fabri ressalta que o preço do metro quadrado em Ribeirão Preto ainda é atrativo em comparação com outras regiões do estado de São Paulo, o que favorece o crescimento dos lançamentos e das vendas.

Mercado imobiliário e geração de empregos: Ribeirão Preto foi a cidade que mais vendeu imóveis no segundo semestre no interior paulista, com 2.625 unidades comercializadas, um aumento de 2% em relação a 2023. O setor da construção civil também gerou 475 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2024 na região.

Demanda por mão de obra e impacto econômico: Apesar da falta de mão de obra, há esforços para ampliar a base de trabalhadores por meio de treinamentos. Fabri destaca que a construção civil movimenta toda a economia local, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade com capital fixo, considerado uma base sólida para o crescimento econômico.

Informações adicionais

O programa Minha Casa, Minha Vida inclui habitação de interesse social nas faixas 3 e 4, o que tem impulsionado o mercado imobiliário em Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.