Enquanto Ribeirão contabilizava 48%, cidades da região ficaram acima do 60%, considerado ideal para frear o avanço da Covid-19
Ribeirão Preto registrou o pior índice de isolamento social desde fevereiro no último domingo (2 de maio), atingindo apenas 48% de adesão às medidas de restrição. Este é o menor percentual registrado desde 28 de fevereiro, período que compreende as fases vermelha e de emergência do Plano São Paulo, quando o isolamento chegou a 51%.
Comparação com outros períodos e cidades
A abertura dos shoppings (18 de abril) fez o índice cair para 50%, e a reabertura dos restaurantes (25 de abril) o reduziu para 49%. Em contraste, cidades da região de Ribeirão Preto superaram os 60% de isolamento considerados ideais para conter a circulação do coronavírus. São Joaquim da Barra liderou com 68%, seguida por Bebedouro (63%) e Batatais (62%).
Isolamento no feriado do Dia do Trabalho
No feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), o isolamento em Ribeirão Preto foi ainda menor, atingindo apenas 44%, inferior aos 48% registrados no feriado de Tiradentes (21 de abril).
Leia também
Metodologia
Os dados de isolamento social são coletados pelas operadoras de telefonia celular, monitorando o deslocamento das pessoas por meio da sinalização dos smartphones. A taxa é divulgada pelo governo paulista.
A baixa adesão ao isolamento social em Ribeirão Preto, principalmente em comparação com cidades vizinhas, aponta para a necessidade de redobrar os cuidados e seguir as recomendações de saúde pública para conter o avanço da pandemia.



