CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No passado, a preparação era mais individual do que tática

João Túbero recebe Luciano Dias, treinador campeão com o Botafogo-SP na A2 de 2012
preparação individual
João Túbero recebe Luciano Dias, treinador campeão com o Botafogo-SP na A2 de 2012

João Túbero recebe Luciano Dias, treinador campeão com o Botafogo-SP na A2 de 2012

Neste sábado, o programa Nas Quatro Linhas da CBN Ribeirão Preto recebeu o treinador Luciano Dias para discutir a influência da experiência como jogador na carreira de um técnico.

Experiência em campo: um diferencial na carreira de treinador?

Para Luciano, a experiência como atleta contribui de forma natural para a evolução como treinador. Embora acredite que o futebol acolhe profissionais com e sem experiência em campo, ele destaca que a vivência prática, aliada aos estudos e à atualização constante, facilita a comunicação com os atletas e a transmissão de ideias. Afinal, como ele mesmo afirma, nenhuma universidade pode replicar as experiências vividas dentro de campo.

Influências e inspirações: aprendizado com grandes nomes

Luciano cita dois treinadores como grandes inspirações: Felipão, com quem trabalhou por três anos no Grêmio, conquistando Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, e Ênio Andrade, que lhe deu a primeira oportunidade no profissional e com quem foi campeão da Copa do Brasil em 1997. Ele destaca a capacidade de Felipão em criar um ambiente competitivo e unido, e a ênfase de Ênio Andrade no jogo ofensivo e na posse de bola. Apesar da imagem marcante do Grêmio de Felipão como um time que marcava forte, Luciano ressalta a qualidade técnica e ofensiva da equipe, com nomes como Arilson, Carlos Miguel, Paulo Nunes e Jardel.

Modelo de jogo e evolução profissional

Luciano descreve seu modelo de jogo como focado em equipes proativas, que busquem a posse de bola e joguem de forma vertical, objetivando o gol. No entanto, ele enfatiza a importância de ser competitivo e eficiente na fase defensiva. Sua concepção de futebol evoluiu ao longo dos anos, desde o acesso com o Rio Preto em 2007 até seu atual trabalho no União Rondonópolis. Ele destaca a importância de o atleta se sentir confortável e confiante para tomar decisões em campo, dentro das diretrizes da equipe. Luciano compara o futebol do passado com o atual, observando uma maior organização tática e um jogo mais posicional nos dias de hoje, em contraste com o estilo mais individualista do passado. Ele também comenta sobre sua experiência como auxiliar técnico no Corinthians, sob o comando de Fernando Lázaro, destacando o ambiente positivo de trabalho e a sinergia entre os membros da comissão técnica.

A entrevista finaliza com agradecimentos e a expectativa para futuros encontros, demonstrando a riqueza da conversa e a importância da experiência de Luciano Dias no futebol brasileiro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.