CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro trimestre de 2022, foram abatidas quase 7 milhões de cabeça de bovinos

Quantidade é 5,5% maior que no mesmo período do ano passado; ouça o 'Giro do Agro' com a Andrielly Ferro
abate de bovinos
Quantidade é 5,5% maior que no mesmo período do ano passado; ouça o 'Giro do Agro' com a Andrielly Ferro

Quantidade é 5,5% maior que no mesmo período do ano passado; ouça o ‘Giro do Agro’ com a Andrielly Ferro

Abate de Bovinos em Alta no Primeiro Trimestre de 2023

Dados recentes do IBGE apontam um crescimento significativo no abate de bovinos no primeiro trimestre de 2023. Foram abatidas quase 7 milhões de cabeças, um aumento de 5,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Todos os meses do trimestre registraram crescimento, com março se destacando como o mês de maior atividade, apresentando um aumento de 8% em relação a março de 2022.

Desempenho Regional e Abate de Fêmeas e Machos

Após dois anos de queda, o abate de fêmeas apresentou um crescimento expressivo de quase 13% em relação ao primeiro trimestre de 2021. O abate de machos também registrou aumento, embora menor, de 1,1% no mesmo período. Os estados de São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Minas Gerais e Goiás lideraram o crescimento. Em contrapartida, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Acre registraram quedas. Mato Grosso se mantém como maior abate de bovinos, respondendo por 16% do total nacional, seguido por Mato Grosso do Sul (11,3%) e São Paulo (11%).

Perspectivas Futuras

A análise dos dados do IBGE demonstra um cenário positivo para o setor de bovinocultura no Brasil. O crescimento consistente em todos os meses do primeiro trimestre indica um bom momento para a produção. Acompanharemos a evolução do setor nos próximos trimestres, com a divulgação dos dados sobre suínos, frangos, leite e ovos.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.