Estudantes que tiveram sintomas de Covid-19 ou problema na logística podem pedir reaplicação do exame a partir de hoje (8)
O segundo dia de provas do Enem Digital transcorreu sem grandes problemas, segundo o Inep.
Enem Digital em São Paulo
Em São Paulo, 28.600 pessoas se inscreveram para o Enem Digital, em 24 cidades. No entanto, 76% dos inscritos não compareceram ao segundo dia de provas. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que essa ausência era esperada, similar ao primeiro dia e coerente com a taxa de abstenção observada em edições anteriores, tanto na versão impressa quanto na digital.
Ausências e Eliminações
Apesar da alta taxa de abstenção, o Inep se mostrou preparado, com 93 mil computadores e 4 mil locais de prova disponíveis em todo o Brasil. Foram registradas 38 eliminações em todo o país, devido a infrações como descumprimento das orientações dos fiscais, uso de equipamentos eletrônicos proibidos e saída antecipada da sala. Houve 146 pedidos de reaplicação por sintomas de doenças infectocontagiosas, sendo 76 aprovados.
Reaplicação e Cronograma
O período para solicitar reaplicação da prova vai até sexta-feira (data não especificada no texto original). Pedidos podem ser feitos por problemas logísticos ou sintomas de doenças infectocontagiosas (incluindo Covid-19) ocorridos no sábado à tarde ou no domingo. O resultado dos pedidos de reaplicação será divulgado até 15 de fevereiro, com a prova remarcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. O gabarito oficial será liberado em 10 de fevereiro, e o resultado final do Enem 2020 em 29 de março. Os candidatos que realizaram a prova já podem acessar o caderno de questões no portal do Inep.
Embora o entusiasmo tenha sido observado entre os participantes do Enem Digital, a baixa adesão, principalmente na prova impressa, reflete desafios como deslocamento até os locais de prova e insegurança por parte dos candidatos.



