Confira as mudanças na quarentena em Ribeirão e o balanço desta sexta-feira nos números da Covid-19
Ribeirão Preto registra aumento expressivo de casos e mortes por Covid-19
Novas medidas restritivas entram em vigor
A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta quarta-feira (dados desatualizados, pois este modelo de linguagem não tem acesso a informações em tempo real) um aumento significativo nos casos de Covid-19 na cidade, saltando de 5.452 para 5.597 casos positivos. O número de mortes também subiu, passando de 168 para 176. Em coletiva de imprensa, o prefeito Duarte Nogueira detalhou novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia, todas baseadas em 17 propostas do Ministério Público. As novas regras serão publicadas no Diário Oficial do município ainda hoje e entram em vigor na próxima semana.
Restrições para o transporte público e comércios
Para o transporte público, está prevista uma reunião entre a Polícia Militar, a concessionária de transporte coletivo, representantes da Prefeitura, da Transerp e o Ministério Público para discutir a limitação de passageiros nos ônibus, buscando garantir o distanciamento mínimo. O uso de máscaras será obrigatório e a prefeitura reforçará a fiscalização. A Secretaria Municipal de Saúde solicitará a inclusão dos funcionários das empresas de transporte coletivo nos programas de testagem para Covid-19. Supermercados e outros estabelecimentos essenciais terão o acesso de clientes controlado, com limite máximo de uma pessoa a cada 20 metros quadrados de área de venda. A capacidade máxima será afixada em avisos, e protocolos específicos serão criados para filas em setores como padaria e açougue, com distribuição de senhas e demarcação no chão. O fechamento obrigatório será às 20h. Somente estabelecimentos com pelo menos 70% da área de venda dedicada a produtos essenciais serão considerados supermercados. Recomenda-se que apenas um adulto por grupo familiar ou de amigos entre simultaneamente nesses estabelecimentos.
Leia também
Ocupação hospitalar e medidas adicionais
A taxa de ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto permanece acima de 90% pelo oitavo dia consecutivo, com 92% de ocupação das UTIs e 70% das enfermarias. Apesar do aumento das restrições, o prefeito descartou a possibilidade de lockdown. A prefeitura reforça a recomendação para redução da circulação de pessoas nas ruas, buscando a colaboração entre profissionais de saúde, empresários e agentes municipais.
As novas medidas visam frear a curva de contágio e proteger a população, buscando um equilíbrio entre a saúde pública e a atividade econômica. A situação exige a colaboração de todos para o enfrentamento da pandemia.



