CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nogueira pede ‘reforço’ no bloqueio de bens de envolvidos na Sevandija

Ex-Prefeita Dárcy Vera, três ex-Secretários e nove ex-vereadores estão entre os 26 denunciados pelo Ministério Público
bloqueio de bens
Ex-Prefeita Dárcy Vera, três ex-Secretários e nove ex-vereadores estão entre os 26 denunciados pelo Ministério Público

Ex-Prefeita Dárcy Vera, três ex-Secretários e nove ex-vereadores estão entre os 26 denunciados pelo Ministério Público

O prefeito Duarte Nogueira ingressou na Justiça com um pedido para reforçar o bloqueio de bens de 26 pessoas denunciadas pelo Ministério Público na Operação Sevandija. Entre os denunciados estão nove ex-vereadores, treze secretários e a ex-prefeita de Ribeirão Preto. A prefeitura busca garantir que, caso os acusados sejam condenados, seus bens sejam usados para ressarcir os cofres públicos.

Acusações de enriquecimento ilícito e desvio de recursos

Segundo Nogueira, os acusados se uniram para praticar atos criminosos, resultando em enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação dos princípios da moralidade, legalidade e publicidade. A ação foi distribuída na Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto. O prefeito destaca a atuação de ex-secretários, apontando desvio de dinheiro público, pagamento e recebimento de propina, e corrupção de vereadores para garantir apoio político e aprovação de projetos de lei.

Investigações e Transferências Ilegítimas

Parte dos réus já tem bens bloqueados a pedido do Ministério Público, com exceção de Wagner Rodrigues, que assinou acordo de colaboração premiada. Todos os envolvidos negam as acusações. As investigações apontam que Walter Gomes, mesmo preso, tentou transferir um imóvel que já estava com bloqueio judicial. A Justiça identificou a transferência após encontrar cópias de IPTU na casa de Gomes durante sua prisão. Além deste imóvel, apartamentos de luxo e uma casa em São João Batista do Glória, pertencentes a Gomes, já haviam sido bloqueados. Gomes está preso por tentativa de obstrução à investigação e transferência de bens para laranjas. Ele é acusado na Operação Sevandija de troca de favores com o empresário Marcelo Plastino, dono da empreiteira Atmosfera, respondendo pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Seu advogado nega a posse de imóveis em nome de terceiros.

As investigações da Operação Sevandija continuam em andamento, com o prefeito buscando garantir a recuperação dos danos causados ao erário público. A Justiça analisará os pedidos de bloqueio de bens e as defesas apresentadas pelos acusados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.