CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos 165 anos de Ribeirão, historiador fala da importância do café no desenvolvimento da cidade

Um dos principais protagonistas da época foi Coronel Quinzinho da Cunha; quem traz os detalhes é o professor Carlo Monti
história de Ribeirão Preto
Um dos principais protagonistas da época foi Coronel Quinzinho da Cunha; quem traz os detalhes é o professor Carlo Monti

Um dos principais protagonistas da época foi Coronel Quinzinho da Cunha; quem traz os detalhes é o professor Carlo Monti

Ribeirão Preto completa 165 anos amanhã, e o lançamento de um livro do historiador Carlo Monte oferece uma nova perspectiva sobre os primórdios da cidade, focando no impacto do café e na figura do Coronel Quinzinho da Cunha.

O Café como Motor do Desenvolvimento

O livro de Carlo Monte, resultado de quatro anos de pesquisa em sete arquivos da região, detalha o período pujante de Ribeirão Preto como centro produtor e exportador de café. A obra investiga a dinâmica da produção cafeeira, os atores envolvidos e seu impacto no cotidiano da cidade.

Coronel Quinzinho da Cunha: Empreendedorismo e Visão de Futuro

Um personagem central no livro é o Coronel Joaquim da Cunha, figura influente entre 1890 e 1915. Nascido em São Simão em 1861, ele herdou terras próximas a Ribeirão Preto e, através de empreendedorismo e visão de futuro, tornou-se um grande produtor de café. Sua trajetória inclui a abertura de uma loja no centro da cidade, onde estabeleceu uma rede de negócios inovadora para a época, utilizando o café como meio de troca e posteriormente se tornando exportador.

Um Legado de Planejamento

A pesquisa destaca a capacidade de planejamento de longo prazo do Coronel Quinzinho, tanto na esfera política quanto nos negócios. Sua visão estratégica e a preservação de documentos históricos, hoje disponíveis em arquivos de São Paulo e Ribeirão Preto, contribuem para a compreensão de seu sucesso e oferecem lições para os gestores atuais. O livro proporciona uma visão abrangente da história de Ribeirão Preto, conectando o passado com o presente e incentivando a reflexão sobre o desenvolvimento da cidade.

Para adquirir o livro “História do Café e Cultura em Ribeirão Preto: Rede de Negócios e o Crédito Agenciado pelo Empreendedor Joaquim da Cunha de Nígio Junqueira (1890-1915)”, acesse o site da editora CRV.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.