CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Nossa preocupação atrásra é com os atendimentos e não mais com as internações’, diz médico de Franca

Dr. Homero Rosa Júnior retrata preocupação diferente de outros momentos da pandemia de Covid-19
atendimentos médicos
Dr. Homero Rosa Júnior retrata preocupação diferente de outros momentos da pandemia de Covid-19

Dr. Homero Rosa Júnior retrata preocupação diferente de outros momentos da pandemia de Covid-19

Franca enfrenta aumento expressivo na procura por atendimento em unidades de saúde nos últimos dias, forçando a Secretaria de Saúde a adotar novas medidas.

Mudança no Protocolo de Atendimento

Devido ao grande número de pacientes, o Pronto-Socorro Álvaro Azus passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais ou problemas respiratórios. A sobrecarga no sistema de saúde é resultado de um aumento significativo de casos, semelhante ao observado em janeiro do ano passado, mas com características distintas.

Aumento de Casos e Falta de Profissionais

O médico da vigilância epidemiológica de Franca, Omero Rosa Jr., destaca que a preocupação atual se concentra no número de atendimentos de Covid-19 em ambulatórios e prontos-socorros, embora ainda não se traduza em um aumento significativo de internações graves. A demanda elevada, nas últimas duas semanas, congestionou os atendimentos, agravada pela contaminação de um grande número de profissionais de saúde. A dificuldade principal é a carência de profissionais para completar as escalas mínimas de atendimento, apesar dos testes estarem sendo realizados e da alta procura espontânea, com esgotamento de testes em alguns laboratórios particulares.

Influenza e Coinfecção

O vírus influenza, especialmente o subtipo H3N2, também preocupa. Embora os casos comuns não sejam rotineiramente computados, há relatos de crianças com teste positivo para o vírus, sem, no entanto, refletir em internações até o momento. Há confirmação de casos de coinfecção por Covid-19 e influenza, com pelo menos um caso notificado de paciente com ambos os vírus. A situação em Franca é semelhante à de outras cidades da região, como Sertãozinho, onde os casos de H3N2 mapeados estão associados a internações. Atualmente, a grande maioria dos casos é de Covid-19, multiplicando-se rapidamente e afetando várias famílias simultaneamente, provavelmente devido à alta transmissibilidade da variante em circulação. A situação exige uma força-tarefa dos profissionais de saúde para atender a demanda em prontos atendimentos, prontos-socorros, UPAs e hospitais particulares.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.