Município foi um dos mais importantes das cidades gregas na Antiguidade; ouça a coluna ‘CBN Boa Viagem’ com Aline Calache
Corinto, um município nicaraguense pouco conhecido, guarda surpresas para os turistas. Apesar de sua pequena população (cerca de 20 mil habitantes) e condição econômica modesta, a cidade abriga um dos maiores portos marítimos do mundo, herdando seu nome da cidade grega homônima. A combinação de pobreza e um porto movimentado cria um cenário único, compensando em nostalgia e calmaria o que falta em fortuna.
Como chegar e o que visitar
Para chegar a Corinto, é possível embarcar em micro-ônibus em Managua com destino a Chinandega, e de lá, pegar outro ônibus no terminal de ônibus de Chinandega. A cidade, localizada em uma ilha, é conectada ao continente por uma ponte construída em 1858, substituindo o antigo porto de La Possession, em El Realejo. Essa infraestrutura portuária impulsiona a economia local, mas Corinto também oferece belas praias e restaurantes charmosos. A Costa Azul, próxima ao centro, é uma ótima opção para saborear frutos do mar frescos e observar transatlânticos. Ilhas como El Cardón, com seu farol histórico e a estátua de Rubén Darío, e Isla El Carmen, produtora de carvão, oferecem outras atrações.
Atrativos Culturais e Arquitetônicos
Além das praias e ilhas, Corinto preserva sua arquitetura local com construções de paredes duplas e pequenas ripas de madeira. Três locais merecem destaque: a Igreja de Santo Tomás Apóstol, um templo modernista reconstruído em 1967; o Central Park, uma praça com monumentos e esculturas que abriga eventos tradicionais; e a antiga estação ferroviária de 1880, um marco da arquitetura de transporte da antiga ferrovia nicaraguense no Pacífico.
Leia também
As festas tradicionais, como as em honra a Santa Cruz em abril e maio, e a gastronomia local, com destaque para o café torrado artesanalmente pelos moradores, completam a experiência em Corinto. A simplicidade da população e a beleza pouco explorada das praias contribuem para a preservação da cultura e dos encantos naturais dessa cidade nicaraguense.