Com 81 milhões de brasileiros endividados, segundo dados citados durante o Via Legal, cresce também o número de notificações extrajudiciais enviadas por credores. Em entrevista à CBN Ribeirão Preto, o advogado Fernando Correa da Silva Filho explicou que a notificação é uma comunicação formal da dívida, feita antes de eventual ação judicial, e pode ser enviada por correio, cartório, e-mail ou aplicativos de mensagem.
Ignorar ligações e avisos não extingue o débito e pode agravar a situação, com negativação do nome, protesto em cartório e até processo judicial. Segundo o especialista, em caso de ação na Justiça, pode haver audiência de conciliação, mas o acordo depende das duas partes. Se não houver pagamento ou negociação, o devedor pode sofrer penhora de bens, especialmente em casos de alienação fiduciária, como veículos financiados.
O advogado também alertou que, mesmo após quitar a dívida, bancos podem restringir crédito com base em políticas internas. Quer entender seus direitos, deveres e os riscos envolvidos em cobranças e protestos? Ouça a coluna completa do Via Legal na CBN Ribeirão Preto.