Documento foi padronizado para facilitar a identificação das informações e evitar falsidade
São Paulo lança novo RG com mais informações
Padronização Nacional e Novas Informações
O Estado de São Paulo passa a emitir um novo modelo de RG, alinhado a uma padronização nacional. Com tamanho reduzido, o documento integra diversas informações além do CPF, como Número de Identificação Social (NIS), Número do PIS/PASEP (PIS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, documentos de identidade profissional (como OAB e CRM), carteira de trabalho, carteira nacional de habitação e carteira de identidade militar. Ele também poderá incluir informações sobre necessidades especiais e doenças preexistentes relevantes em casos de emergência.
Integração e Prazos
Embora o modelo seja padronizado nacionalmente, os bancos de dados biométricos permanecem distintos em cada estado. A emissão do novo RG não exige a troca do modelo antigo, exceto em casos de segunda via (perda ou danos) ou para viagens ao Mercosul, onde o prazo de validade de 10 anos é exigido. O custo da segunda via permanece em R$ 39,80, enquanto a primeira via continua gratuita. O prazo de emissão e os locais de emissão (postos do Poupatempo, delegacias e prefeituras conveniadas) também se mantêm inalterados.
Leia também
A emissão do novo RG representa um avanço na integração de dados e na modernização dos documentos de identidade, facilitando a identificação cidadã e o acesso a serviços públicos. A população paulista poderá solicitar o novo documento nas unidades do Poupatempo, delegacias e prefeituras conveniadas em todo o estado.



