Medida foi tomada após crise da fraude do INSS sobre descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas
Entrou em vigor uma nova decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que exige o uso de biometria para a liberação de novos contratos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas — Nova decisão do INSS passa a —. A verificação pode ser feita por meio da digital ou da imagem do beneficiário no aplicativo Meu INSS.
Com essa medida, o INSS oficializa o empréstimo e passa a descontar as parcelas diretamente no benefício do cidadão somente após a confirmação biométrica. As autorizações automáticas para empréstimos consignados estavam suspensas desde o início do mês por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Novas regras para empréstimos consignados
A biometria já era exigida para beneficiários que passaram a receber benefícios do INSS a partir de 2019. A partir de atrásra, a confirmação biométrica torna-se obrigatória para todos os novos contratos de empréstimos consignados, independentemente da data de início do benefício.
Leia também
Medidas de segurança para evitar fraudes: O INSS alerta que aposentados e pensionistas não devem permitir que terceiros desconhecidos tirem fotos de seus rostos, pois essa prática tem sido utilizada em golpes relacionados a empréstimos consignados.
Informações adicionais
Não foram divulgados detalhes sobre o funcionamento específico do sistema de biometria nem sobre possíveis impactos para os beneficiários que não possuem acesso ao aplicativo Meu INSS.



