Etapa avalia a imunidade a longo prazo da população que recebeu a vacinação em massa
O Instituto Butantan iniciou neste fim de semana uma nova etapa do projeto S em Serrana (SP). A fase atual visa avaliar a imunogenicidade da Coronavac seis meses após a aplicação da segunda dose.
Anticorpos e Amostras de Sangue
Serão coletadas amostras de sangue de aproximadamente 3.900 voluntários que participaram da primeira etapa da pesquisa, realizada em julho de 2021. Segundo Gustavo Wolpe, pesquisador responsável pelo projeto, o objetivo é analisar a resposta imunológica gerada pela vacina nos participantes que comparecerem voluntariamente aos pontos de coleta. Os voluntários que não puderam comparecer no primeiro fim de semana terão novas oportunidades nos sábados e domingos seguintes.
Resultados Promissores da Primeira Fase
A primeira etapa do projeto S, concluída em julho, revelou que 99% dos voluntários imunizados com as duas doses da Coronavac apresentaram boa resposta imunológica. A pesquisa também demonstrou o impacto positivo da vacinação em massa na cidade de Serrana, com reduções significativas em casos sintomáticos (80%), internações (86%) e mortes (95%). A proteção se estendeu também a crianças e adolescentes menores de 18 anos, que não foram vacinados no estudo.
Leia também
Próximos Passos
O projeto S do Instituto Butantan prevê mais duas fases nos próximos meses. Os resultados obtidos até o momento reforçam a importância da vacinação contra a Covid-19 e a eficácia da Coronavac na proteção da população. O acompanhamento contínuo das etapas do projeto fornecerá dados valiosos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de estratégias de imunização.



