CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova onda de casos confirmados de Covid-19 começa a prejudicar os atendimentos nos postos de saúde de cidades da região

Além do alto número de pacientes, muitos profissionais da saúde estão afastados por causa da doença
casos de Covid-19
Além do alto número de pacientes, muitos profissionais da saúde estão afastados por causa da doença

Além do alto número de pacientes, muitos profissionais da saúde estão afastados por causa da doença

Uma nova onda de casos de coronavírus tem impactado a região, sobrecarregando postos de saúde em diversas cidades. Em Ribeirão Preto e cidades vizinhas como Sertãozinho, Franca, Barretos, Batatais e Jaboticabal, a alta demanda tem forçado mudanças na rotina dos atendimentos.

Sobrecarga nos Postos de Saúde

Em Bebedouro, por exemplo, o número de atendimentos no serviço de gripe atingiu níveis comparáveis aos picos da pandemia de 2021. A média diária saltou de 30 para 250 atendimentos, exigindo a instalação de uma tenda provisória e, posteriormente, a adaptação de um prédio para ampliar a capacidade de atendimento. A prefeitura espera que a situação se normalize em aproximadamente 30 dias.

Profissionais de Saúde Atingidos

Além do aumento de pacientes, um número significativo de profissionais de saúde está afastado devido à doença. Em Bebedouro, 32 profissionais estão afastados. Em Pontal, a prefeitura chegou a fechar a sede da administração por cinco dias devido ao afastamento de 14 funcionários. Em Ribeirão Preto, são 377 funcionários afastados da Fundação Santa Lydia; em Franca, 33 servidores, 19 deles da área da saúde. Outras cidades como Sertãozinho (8 médicos afastados), Jaboticabal (48 servidores afastados, 38 da saúde) e São Joaquim da Barra (8 profissionais afastados) também enfrentam a mesma situação. Em Batatais, são 24 profissionais afastados.

Adaptações e Reagendamentos

Apesar dos desafios, as prefeituras estão tomando medidas para minimizar os impactos. Franca, por exemplo, contratou 80 profissionais para suprir a demanda. Em outras cidades, profissionais terceirizados estão substituindo os afastados. Embora alguns reagendamentos de consultas sejam necessários, as autoridades garantem que casos graves estão sendo atendidos prioritariamente. Apesar do cenário crítico, a situação é considerada diferente dos picos anteriores da pandemia, devido à proteção das vacinas contra casos graves. A atenção se concentra nos pronto-atendimentos, com testes sendo realizados para Covid-19 e outros sintomas gripais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.