Na coluna CBN Nutrição, a nutricionista Cristina Trovó analisou a nova diretriz alimentar dos Estados Unidos, que propõe uma pirâmide invertida, com frutas, vegetais e proteínas em maior destaque e redução no consumo de grãos. A mudança tem como objetivo enfrentar o avanço de doenças como diabetes e resistência à insulina, além de incentivar o consumo de alimentos minimamente processados.
Apesar dos pontos positivos, como a valorização de alimentos naturais, a especialista alertou para os riscos do aumento expressivo da ingestão de proteínas. Segundo ela, carnes são os itens mais calóricos do prato e o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso, sobrecarga renal e aumento da ingestão de gorduras saturadas, especialmente se houver maior consumo de carnes vermelhas e produtos integrais.
Cristina Trovó também destacou que o modelo americano não deve ser seguido automaticamente no Brasil, que já possui um guia alimentar próprio, focado no grau de processamento dos alimentos, na cultura alimentar e na sustentabilidade. Os detalhes do debate e as orientações completas estão no áudio da coluna CBN Nutrição, disponível para ouvir na íntegra.