CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova recomendação de vacinação contra o coronavírus causa confusão na região de Ribeirão

Variante inédita foi identificada no país, o que trouxe a necessidade de outra dose em grupos prioritários; especialista comenta
vacinação contra coronavírus
Variante inédita foi identificada no país, o que trouxe a necessidade de outra dose em grupos prioritários; especialista comenta

Variante inédita foi identificada no país, o que trouxe a necessidade de outra dose em grupos prioritários; especialista comenta

Duas novas sublinhagens do coronavírus foram identificadas no Brasil, causando nova recomendação de vacinação.

Novas Subvariantes e Recomendação de Vacinação

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma nova dose da vacina bivalente, principalmente para grupos prioritários, devido à identificação das subvariantes Jn1 e Jg.3 da Ômicron em 47 países e agora no Brasil. A medida visa proteger aqueles com maior risco de complicações da doença.

Confusão e Falta de Informação em Ribeirão Preto

A nova recomendação gerou confusão. Um aposentado, Ricardo Fontes-Mendís, relatou ter ido a uma Unidade Básica de Saúde em Ribeirão Preto e sido informado que não havia vacinas disponíveis e que a imunização só ocorreria em 2024, além de que o reforço seria apenas para a região Nordeste. A Secretaria Municipal de Saúde, embora afirme que não há falta de vacinas, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, levantando a hipótese de falta de informação ou treinamento adequado dos funcionários.

Orientações e Dados Importantes

Rodrigo Estable, da Fiocruz, esclareceu que a vacina bivalente é recomendada para pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos que tomaram a última dose há mais de seis meses. Ele ressalta a importância da vacinação devido ao aumento de internações e gravidade da doença em grupos vulneráveis, mesmo sem alta letalidade. Em Ribeirão Preto, foram aplicadas 2 milhões e 50 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde o início da pandemia, mas o município registrou 3.566 mortes pela doença. Estable também destaca a disponibilidade do antiviral Paxlovid no SUS para casos graves de Covid-19, combatendo a desinformação sobre sua eficácia e a segurança da vacinação.

A situação evidencia a necessidade de esclarecimentos e acesso à informação precisa sobre a vacinação contra a Covid-19, garantindo que a população tenha acesso à proteção necessária.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.