Médico especialista fala sobre a importância da inclusão do imunizante à rotina vacinal das crianças, na coluna ‘Filhos e Cia’
Nova vacina contra dengue chega ao Brasil
Vacina japonesa: um avanço significativo
O Brasil recebeu a aprovação da vacina japonesa contra a dengue, representando um avanço em relação à vacina francesa anteriormente disponível. A principal diferença está na faixa etária e no histórico prévio da doença: a vacina japonesa pode ser aplicada em crianças a partir de quatro anos e em pessoas que nunca tiveram dengue, ao contrário da vacina francesa, que era indicada apenas para indivíduos com histórico da doença e acima de nove anos.
Eficácia e disponibilidade
Estudos com mais de 20 mil crianças e adolescentes na América do Sul demonstraram uma eficácia superior a 80% na prevenção de casos de dengue e redução de 90% nas hospitalizações. Apesar da boa notícia, a disponibilidade inicial será limitada devido à capacidade de produção do laboratório japonês. O Ministério da Saúde planeja incorporar a vacina ao Programa Nacional de Imunizações, mas a distribuição ocorrerá gradualmente, priorizando inicialmente grupos de risco.
Leia também
Importância da vacinação e combate à desinformação
A dengue é uma doença grave, especialmente em crianças menores de dois anos. Embora a nova vacina não abranja essa faixa etária, representa um grande avanço na proteção da população. É crucial combater a desinformação sobre vacinas, lembrando que seus benefícios superam em muito os eventuais efeitos colaterais. A vacinação protege não só o indivíduo, mas também contribui para a imunidade de rebanho, protegendo aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A atualização do calendário vacinal infantil é fundamental para a proteção contra diversas doenças.