Prefeitura aderiu às 17 medidas sugeridas pelo Ministério Público e entidades da sociedade civil
Ribeirão Preto endurece quarentena com 17 novas medidas restritivas
Medidas restritivas em vigor
Começaram a valer nesta segunda-feira, 17 medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus em Ribeirão Preto. As medidas, definidas em consenso entre o Ministério Público, entidades da sociedade civil e a prefeitura, foram publicadas na sexta-feira passada no Diário Oficial do município e valem por, no mínimo, duas semanas, independentemente da fase do Plano São Paulo. Mesmo que a cidade avance para a fase laranja na próxima sexta-feira, as restrições permanecerão em vigor.
Restrições ao comércio
Supermercados e estabelecimentos que comercializem pelo menos 70% de produtos essenciais terão que encerrar as atividades às 20h. Apenas um adulto por família poderá entrar, sendo proibida a entrada de menores de 16 anos. A capacidade máxima de clientes deverá ser informada e controlada, com distribuição de senhas em caso de filas. Será permitido apenas um consumidor a cada 20 metros quadrados. Vendas para retirada no local (take-out) em estabelecimentos não essenciais estão proibidas. Delivery e drive-thru são permitidos das 10h às 20h, com exceção de alimentação pronta, e fechamento aos domingos. Lojas de conveniência de postos de combustíveis não poderão vender bebidas alcoólicas após as 17h.
Leia também
Fiscalização e conscientização
A fiscalização das medidas será realizada pela Fiscalização Geral, Guarda Civil Metropolitana e Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar em casos de desobediência. Os fiscais serão testados periodicamente para Covid-19 e receberão equipamentos de proteção individual. A prefeitura também buscará conscientizar a população por meio de reuniões com líderes comunitários e religiosos, reforçando a importância do distanciamento social e uso de máscaras. Quanto ao transporte coletivo, medidas como limite de passageiros e proibição de passageiros sem máscara serão definidas em reunião com a Polícia Militar, Consórcio Pró-Urbano, Transerp e Ministério Público. A higienização dos veículos e testagem periódica dos motoristas também serão intensificadas. Por fim, o uso de praças, parques e vias públicas para atividades que gerem aglomeração está proibido.
As medidas visam controlar a disseminação do vírus e proteger a população de Ribeirão Preto. A colaboração da sociedade é fundamental para o sucesso das ações.



