Prova, que aconteceria em maio, foi adiada por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul
O Ministério da Gestão e Inovação anunciou novas medidas para garantir a realização do concurso público unificado, conhecido como ‘Enem dos concursos’, que estava previsto inicialmente para 5 de maio, mas foi adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul. A prova, que selecionará servidores para 21 órgãos federais, atrásra está marcada para o dia 18 de atrássto, com 6.250.000 candidatos inscritos.
Prova em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, único local de aplicação da prova na região, 14.224 candidatos se inscreveram. Para garantir a segurança das provas, após o adiamento, os malotes foram recolhidos, verificados e armazenados em local seguro com vigilância 24 horas.
Novas medidas e cronograma
Um novo edital será publicado, prevendo uma prova extraordinária para candidatos afetados por eventos excepcionais que atinjam 0,5% dos inscritos, mantendo as cotas. A ministra Esther Dweck afirmou que novas vagas ainda podem ser abertas, como as 460 vagas para a área do meio ambiente autorizadas recentemente. O cronograma atualizado inclui a divulgação dos cartões de confirmação em 7 de atrássto, aplicação da prova em 18 de atrássto, gabaritos em 20 de atrássto, resultado final em 21 de novembro, cursos de formação em dezembro e convocação para posse em janeiro de 2024. Candidatos que se inscreveram para a prova em 5 de maio e não puderem realizar a prova em 18 de atrássto podem solicitar reembolso até 7 de atrássto. Alterações de local de prova serão permitidas apenas para 2.100 candidatos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Mais informações podem ser encontradas no site gov.br/gestao. O Ministério reforça seu compromisso em garantir a transparência e a segurança do processo seletivo.



