Medida visa coibir o sub registro, que é a demora na solicitação da certidão
O Hospital e Maternidade H.C. Criança, em parceria com o Cartório de Registro Civil da Vila Tibério, atrásra oferece um serviço inovador: a emissão da certidão de nascimento para todos os bebês que nascem na instituição.
Parceria para mais comodidade
A iniciativa visa proporcionar mais segurança e comodidade aos pais, que não precisam se deslocar até um cartório após o nascimento do filho. O oficial do cartório, Leonardo Munari, afirma que são registradas de 60 a 80 crianças por mês, com expectativa de aumento devido às novas instalações em preparação.
Benefícios para pais e filhos
Munari destaca os benefícios da medida: “O grande benefício é que ele não precisa ir ao cartório depois, né? Ele pode se dedicar inteiramente ao filho. O pai pode ficar lá os dias que ele tem – mais ou menos uma semana – para poder se dedicar ao filho, curtir a paternidade. E a mãe também vai curtir o seu período de maternidade tranquilo. Você não precisa se preocupar com outras coisas, né?” Além da certidão, a criança também recebe o CPF, simplificando ainda mais o processo para a família.
Leia também
- Secretaria da Educação emite nota lamentando morte de criança de 3 anos atropelada por ônibus
- Prefeito veta projeto sobre certidão de antecedentes criminais em serviços públicos que atendem menores de idade
- Abdias Nascimento: filho de sapateiro e neto de escravizadas virou ícone da luta contra o racismo
Combate ao subregistro e impacto positivo
Essa ação contribui significativamente para a redução do subregistro de nascimento, um problema que afligia o país décadas atrás. O Brasil reduziu a taxa de subregistro de 18% para 1%, superando inclusive os Estados Unidos. A gratuidade do registro civil e parcerias como essa entre hospitais e cartórios foram fundamentais para esse resultado positivo, colocando o Brasil em posição de destaque na visão da ONU. Desde o início da parceria entre o H.C. Criança e o cartório, cerca de 6 mil crianças já receberam suas certidões de nascimento na própria maternidade em Ribeirão Preto.



