CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Novo levantamento sobre casos de dengue em Ribeirão registra 304 novos casos dentro de uma semana

Cidade tem 4006 casos suspeitos e 1279 infecções pela doença confirmadas; comparado à 2023, alta nos casos é de 131%
casos de dengue
Cidade tem 4006 casos suspeitos e 1279 infecções pela doença confirmadas; comparado à 2023, alta nos casos é de 131%

Cidade tem 4006 casos suspeitos e 1279 infecções pela doença confirmadas; comparado à 2023, alta nos casos é de 131%

A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou um novo balanço sobre os casos de dengue na cidade, registrando 4.006 casos suspeitos e 1.279 confirmados. Comparado ao último levantamento, há um aumento de 304 casos em apenas sete dias, representando um crescimento de 131% em relação ao mesmo período de 2023 (552 casos).

Distribuição dos Casos por Região

A zona norte concentra o maior número de casos confirmados (298), seguida pela leste (290), sul (287), central (193) e oeste (175). A maioria dos infectados está na faixa etária entre 20 e 59 anos, com maior incidência em mulheres.

Aumento na Procura por Vacinação

Devido ao surto, clínicas particulares de Ribeirão Preto relatam um aumento significativo na procura pela vacina contra a dengue. A procura cresceu mais de 50% desde o início do ano, impulsionada por casos mais severos registrados na região. A vacina disponível protege contra quatro sorotipos do vírus e tem eficácia superior a 80%, sendo recomendada para pessoas entre 4 e 60 anos em duas doses com intervalo de três meses. Embora a vacina seja segura, gestantes, pessoas com imunidade baixa e pacientes com HIV não controlado não devem tomá-la. O imunizante, inicialmente disponível apenas na rede particular, deve chegar ao SUS em breve, com seis milhões de doses distribuídas pelo Brasil, mas apenas 11 cidades paulistas serão contempladas na primeira fase.

Apesar da vacina ser uma importante ferramenta, a prevenção continua essencial. A população deve eliminar focos de água parada e ficar atenta aos sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas. Em caso de dor de barriga, tontura ou diminuição da urina, procurar atendimento médico imediatamente. A prefeitura reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito transmissor, recolhendo possíveis criadouros e descartando lixo corretamente. O governo de São Paulo lançou uma plataforma online (dengue.saude.sp.gov.br) com dados em tempo real sobre os casos de dengue no estado.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.