CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVO pede recontagem dos votos um dia após vereador André Rodini reconhecer resultado

Parlamentar deu a declaração na sessão de ontem (29) e hoje (30) o candidato Marco Aurélio divulgou o pedido à Justiça Eleitoral
NOVO pede recontagem dos votos um
Parlamentar deu a declaração na sessão de ontem (29) e hoje (30) o candidato Marco Aurélio divulgou o pedido à Justiça Eleitoral

Parlamentar deu a declaração na sessão de ontem (29) e hoje (30) o candidato Marco Aurélio divulgou o pedido à Justiça Eleitoral

O prefeito-eleito de Ribeirão Preto, NOVO pede recontagem dos votos um, Ricardo Silva, do PSD, optou por não comentar o pedido de auditoria solicitado por Marco Aurelio, candidato derrotado pelo Partido Novo no segundo turno das eleições municipais. A diferença entre os dois foi de apenas 687 votos, representando 0,26% dos votos válidos.

Marco Aurelio protocolou o pedido de revisão dos dados das urnas eletrônicas junto à Justiça Eleitoral, com o objetivo de comparar todas as informações geradas durante a votação. A solicitação foi feita após reunião do partido e anunciada em coletiva de imprensa.

“É um procedimento simples que é uma prerrogativa do próprio partido. Quando há uma diferença pequena, solicitamos os registros, tanto os boletins de urna quanto o log das urnas. É normal, perfeitamente possível e dá transparência ao processo eleitoral”, afirmou Marco Aurelio.

O candidato do Partido Novo destacou que não acredita em irregularidades, mas quer esclarecer a demora na apuração das últimas urnas, que levou cerca de duas horas. Ele afirmou que o pedido visa garantir transparência e que o relatório de auditoria deve ser concluído em cerca de uma semana.

“A população se sentiu um pouco desconfortável com o tempo de apuração. Como o partido tem essa prerrogativa, solicitamos os dados e vamos apresentar um relatório de verificação”, disse Marco Aurelio.

Marco Aurelio também informou que não manteve contato pessoal com Ricardo Silva após o resultado, mas colocou seu plano de governo à disposição do prefeito eleito. Ele afirmou desejar harmonia e uma gestão eficiente para a cidade.

O vereador André Rodini, único representante do Partido Novo na Câmara Municipal, parabenizou Ricardo Silva pela vitória e afirmou que o partido aceita democraticamente o resultado das eleições. Rodini destacou o desempenho expressivo do Partido Novo, que obteve 130 mil votos na cidade.

“A eleição acabou e temos atrásra que seguir para que nossa cidade continue cada vez melhor para todas as pessoas que aqui vivem”, declarou o vereador.

Funcionamento da auditoria eleitoral: O advogado especialista em direito eleitoral Lucas Fernandes explicou que a auditoria solicitada consiste na comparação dos votos registrados em cada urna eletrônica com os dados lançados no sistema de totalização da Justiça Eleitoral. Essa verificação pode ser feita por partidos, candidatos e eleitores, que podem solicitar cópias dos boletins de urna para conferir a soma dos votos.

Lucas Fernandes ressaltou que qualquer alegação de irregularidade deve ser acompanhada de provas ou indícios mínimos que justifiquem a investigação.

Posicionamento da Justiça Eleitoral: O cartório eleitoral de Ribeirão Preto informou que enviou links com os documentos solicitados por Marco Aurelio, contendo todas as informações da votação do segundo turno. Com esses dados, a equipe do Partido Novo deve elaborar o relatório de auditoria prometido.

Informações adicionais

Não foram divulgados detalhes sobre o andamento da auditoria ou possíveis prazos para conclusão além da previsão de uma semana mencionada pelo Partido Novo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.