Ligações insistentes fora da hora podem ser denunciadas através de um formulário no site denuncia-telemarketing.mj.gov.br
O telemarketing abusivo tem tirado o sossego de muitos brasileiros. Um ranking recente da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) expôs os setores que mais incomodam os consumidores com ligações insistentes e fora de hora.
Operadoras de telefonia e bancos lideram ranking de reclamações
De acordo com o levantamento, nove das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por operadoras de telefonia e bancos, mostrando a grande incidência de reclamações contra esses setores. A pesquisa utilizou como base as denúncias feitas pelos consumidores por meio de um formulário online, disponível desde 20 de julho.
Como denunciar o telemarketing abusivo
Para combater esse problema, o Ministério da Justiça disponibilizou um formulário online para que os consumidores registrem suas denúncias. Em menos de um mês, mais de 12 mil pessoas já relataram o recebimento excessivo de ligações de telemarketing. Para denunciar, basta acessar o site denúncia-telemarketing.mj.gov.br e responder a 11 perguntas sobre a ligação recebida, incluindo informações como o serviço oferecido, a data e o número de telefone do contato.
Leia também
Consequências para empresas infratoras
As denúncias recebidas pelo Ministério da Justiça são encaminhadas ao Procon para investigação. Empresas que descumprirem as regras do telemarketing podem sofrer processos administrativos. O formulário online é uma ferramenta importante para coibir práticas abusivas e proteger os direitos dos consumidores. A participação da população é fundamental para que as autoridades possam agir com mais eficiência e combater o telemarketing abusivo.



