CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo secretário de Joe Biden deve beneficiar agronegócio brasileiro

Ouça a coluna 'CBN Agronegócio' com José Carlos de Lima Júnior
agronegócio brasileiro
Ouça a coluna 'CBN Agronegócio' com José Carlos de Lima Júnior

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Júnior

O secretário de Agricultura dos EUA, escolhido pelo presidente Joe Biden, pode trazer benefícios ao Brasil. Um dos fundadores da Coalizão Governadores pelo Etanol, sua nomeação sinaliza uma possível mudança de postura em relação ao etanol e ao milho.

Incentivo ao Etanol e ao Milho

A plataforma de Biden inclui investimentos em critérios verdes e sustentabilidade. Como o etanol é considerado um combustível verde, o Brasil pode se beneficiar com a produção e exportação desse produto para os EUA. A produção de milho americano direcionada ao etanol abre oportunidades para o Brasil nesse mercado.

Desafios e Oportunidades

Apesar do otimismo, é preciso considerar a resistência da indústria petroleira americana, principal consumidora mundial de petróleo. A preocupação com o desmatamento e as queimadas no Brasil também permanece, embora o foco em combustíveis limpos possa minimizar esse impacto negativo.

Perspectivas Econômicas

A previsão para 2021 é de alta nos preços dos combustíveis devido à retomada econômica pós-pandemia. Esse cenário, apesar de impactar os custos, também pode aumentar a demanda por etanol, beneficiando o Brasil. A valorização do etanol como combustível verde, aliada à retomada econômica global, cria um cenário positivo para o agronegócio brasileiro, embora incertezas permaneçam.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.