Objetivo da Justiça Eleitoral é agilizar a ‘comunicação’ do documento com o aplicativo e-título
A partir deste mês, o título de eleitor brasileiro ganha um novo visual. O tradicional documento verde em papel-moeda será substituído por uma versão em papel sulfite branco, sem a assinatura do eleitor, que será substituída por um código QR.
Novo Título e o Código QR
A principal mudança é a inclusão de um código QR, que facilita o acesso ao e-Título, plataforma digital do Tribunal Superior Eleitoral. Ernesto Neto, superintendente da Prodespy (mantenedora do Poupatempo), esclarece que o título antigo continua válido, sem necessidade de troca imediata. A atualização para o novo modelo é opcional e pode ser feita em cartórios eleitorais ou nos postos do Poupatempo que oferecem esse serviço.
Disponibilidade do Novo Título
Inicialmente, a emissão do novo título está disponível apenas em alguns postos do Poupatempo que possuem o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) integrado. Em Franca (SP), por exemplo, o serviço já está disponível. Em cidades como Ribeirão Preto, que não possuem o TRE integrado ao Poupatempo, a emissão se dará exclusivamente pelos cartórios eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral informou que a disponibilização do novo modelo em todos os cartórios da região dependerá do esgotamento do estoque do papel-moeda antigo.
Leia também
Mudanças e Próximos Passos
A mudança para o novo modelo de título de eleitor representa uma modernização do processo, facilitando o acesso ao e-Título e simplificando a identificação do eleitor. A gradual substituição do título antigo pelo novo modelo ocorrerá conforme a demanda e a disponibilidade nos postos de atendimento.



